sábado, 29 de setembro de 2012
Novena em honra a Santa Paulina
Oração Inicial (Para todos os dias da Novena)
Sinal da Cruz: Pelo sinal da santa Cruz, livrai-nos, Deus Nosso Senhor dos nossos inimigos.
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oração de entrega à Vontade de Deus
Com a confiança e a simplicidade de uma criança entrego-me hoje a Vós, Senhor Jesus e meu Mestre. Deixo-vos inteira liberdade na direção da minha alma. Guiai-me pelos caminhos que escolherdes, eu não vou querer entendê-los, eu Vos seguirei confiante. O Vosso Misericordioso Coração tudo pode! (D. 228)
Terço da Divina Misericórdia
Início:
Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, vem a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
Novena a São Miguel Arcanjo
Início:
Fazer o sinal da cruz
V- Oh! Deus, vinde em meu auxílio.
R- Senhor, apressai-Vos em me socorrer.
Rezar a oração do dia correspondente e as orações finais.
Primeiro dia:
Nós vos pedimos, oh! São Miguel, em união com os santos Serafins, de acender em nossos corações o Santo Amor de Deus, e de nos dar o desprezo e o desgosto pelos falsos prazeres do mundo.
Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.
domingo, 2 de setembro de 2012
Cardeal Martini sobre a Igreja no Brasil
Hoje há não poucas prescrições e normas que nem sempre são entendidas pelo simples fiel. Por isso, a Igreja parece um pouco distante da realidade. Realmente estou de acordo que as multidões que vão a manifestações religiosas nem sempre as vivem com profundidade. É preciso prepará-las e depois é necessário dar um seguimento de reflexão no âmbito da paróquia ou do grupo. Não creio, no entanto, que se possa dizer que em países como o Brasil a Igreja não vive, mas sobrevive somente sobre os ossos dos primeiros heróicos missionários. A Igreja vive lá também no meio de gente simples, humilde, que faz o próprio dever, que ama, que sabe compreender e perdoar. É esta a riqueza das nossas comunidades. Tantos leigos destas nações e também tantos leigos próximos a nós são sérios e empenhados.
Corriere della Serra, 19 de maio de 2009
Cardeal Martini aos jovens: "A liberdade nem sempre é encontrada onde se espera que ela esteja"
Reproduzo aqui a resposta do cardeal Martini à carta de uma jovem chamada Sara, publicada no jornal Corriere della Serra, em 12 de março de 2010, traduzida por Moisés Sbardelotto e publicada pelo IHU, a qual me fez conhecer quem era esse cardeal e pesquisar mais sobre suas obras.
A liberdade vem apenas do coração
Cara Sara, decidi refletir contigo um pouco sobre a liberdade. Estás pronta? Ocorre frequentemente, como tu sabes, de os adultos rirem diante das expressões de liberdade das crianças. Tu não tens problema para dizer "gosto de ti... tanto assim!" E abres os braços para dizer como é grande o teu amor. Basta chegar aos 15 anos e não se vê mais aquele "tanto assim". Que pena! A liberdade é o maior dom que todo ser humano recebe, mas se torna logo também o fruto da sua maior conquista. De fato, perdemo-la facilmente com a idade, porque crescendo nos tornamos escravos de milhares de coisas.
Cardeal Martini: entrevista sobre os meios de comunicação
No dia 26 de março de 2010. o jornal Il Sole publicou uma entrevista do cardeal Martini, na qual ele falou principalmente sobre a internet. O texto a seguir eu o retirei do seguinte link.
Cardeal Martini, há duas passagens do Evangelho de João que voltam frequentemente à mente nestes dias de novas tecnologias, de novas mídias: "Conhecereis a verdade, e a verdade vos fará livres", e outra que diz, ao invés, mais sombriamente: "Os homens preferem as trevas à luz", palavras que Leopardi coloca em "La ginestra". Quando o senhor olha para as novas mídias, fica mais animado pela esperança de que conhecer a verdade nos torna livres ou mais preocupado pela escolha das trevas?
Fico mais contente porque as mídias existem, são muito ampliadas: eu mesmo as uso com muito gosto, por isso, me move mais a confiança de que as mídias podem criar pontes entre as pessoas. Depois, elas também podem ser mal usadas, mas o objetivo de comunicar é muito bonito.
Cardeal Martini: "O ser humano é maior que seus pecados"
No último dia 31 de agosto, sexta-feira, faleceu na Itália o cardeal italiano Carlo Maria Martini. Pastor zeloso de seu povo, esteve sempre preocupado com as questões sociais e os grandes desafios pastorais em sua diocese e pelos quais toda a Igreja também atravessava. Incompreendido por muitos, foi chamado de polêmico, progressista e até de herege pelos menos abertos a novas ideias.
Em seus mais de sessenta livros, expressa sua grande preocupação com o futuro da Igreja e dos fiéis, e da necessidade de enfrentar os desafios de um mundo que se afasta continuamente dos ideais cristãos, e precisa de uma resposta adequada aos desafios pastorais hodiernos, como os casais em segunda união, a homossexualidade, a juventude afastada do cristianismo, os não-crentes, os que se afastaram da fé, sem afastar-se da doutrina. Aponta direcionamentos, a necessidade de evangelizar os novos meios, em especialmente a internet, e usar destas ferramentas de uma maneira nova e atrativa. Um exemplo disto foi o apoio dado por ele e pelo cardeal Tucci ao site Viva il concilio, destinado à defesa e à divulgação do Concílio Vaticano II; em uma entrevista, afirmou que se podia usar de outras ferramentas, como a Wikipedia ou mesmo o Facebook, o qual ele afirmou, humildemente, que ainda não sabia muito bem como utilizar.
Mas o que lhe valeu a má fama foi
Assinar:
Postagens (Atom)