segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Vocações: vocação religiosa


A Vocação religiosa
Alguns homens e mulheres são chamados a uma consagração mais profunda a Deus e a um serviço especial pelo próximo, mediante um carisma específico: são os religiosos.

A vocação religiosa é antiquíssima na Igreja, quando homens e mulheres se consagraram totalmente a um aspecto do cristianismo: a oração, a adoração ao Santíssimo Sacramento, a pregação, o serviço aos mais pobres, as missões, a educação da juventude, o atendimento aos doentes e outros mais.

O Carisma
Um religioso ou uma religiosa são ligados a uma Ordem, Congregação, Comunidade religiosa ou a um Instituto de vida consagrada. Cada um deles se distingue por um carisma específico.


Há diversas congregações e ordens religiosas: beneditinos, franciscanos, clarissas, dominicanos, jesuítas, carmelitas e muitas outras diferentes. Cada uma delas possui seu próprio carisma, que é como um programa de vida para a Congregação, orientando seu trabalho e mostrando o propósito que deve animar cada um de seus membros.

Votos
Além de assumir o compromisso de vida de sua Ordem, Congregação, Comunidade ou Instituto, cada religioso assume como plano de vida a vivência radical dos três conselhos evangélicos: a pobreza, a castidade e a obediência.

Todos os cristãos são convidados a assumir estes conselhos em sua vida. Mas são chamados conselhos porque devem ser adaptados à vida de cada um: duas pessoas casadas vivem a pobreza e a castidade de maneira diferente de como a vive um rapaz ou uma moça solteira.

Os religiosos vivem a pobreza em seu sentido mais radical: nada possuem para si mesmos, mas tudo de que fazem uso é de sua congregação. Vivem em comunidade, onde possuem tudo em comum. Eles também assumem uma vida casta, renunciando a um matrimônio e a constituir uma família. Desta maneira, unem-se mais perfeitamente a Cristo e à Igreja, e encontram-se mais livres para servir o próximo. Além disso, fazem voto de obediência. Diferentemente dos sacerdotes diocesanos, que devem obediência ao bispo, mas possuem certa autonomia no governo de sua paróquia, os religiosos vivem sob obediência total a seus superiores, segundo os Estatutos ou Regras da Congregação. Submetem a própria vontade à vontade de um superior, pelo qual conhecem a vontade de Deus.

Como se tornar um religioso
Um rapaz ou moça que sentem inclinação para a vida religiosa deve rezar a Deus, pedindo clareza e discernimento para sua decisão, e a orientação de um sacerdote ou um religioso conhecido. Após um caminho de discernimento e acompanhamento, pode ser encaminhado a uma Congregação ou Ordem para cujo carisma mais se incline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário