sábado, 4 de agosto de 2012

Vocações


O que é vocação?


Todos os homens possuem uma vocação, um chamado de Deus a ser ou a realizar uma coisa específica.

Deus possui um chamado para todos os homens, independente de sua nação, sexo ou do tempo em que nasceu. Todos possuem um chamado específico de Deus, que conhece profundamente a cada um e a cada um ama de modo especial.

Vocações Universais

Vocações universais se referem às vocações para as quais todos os seres humanos são chamados. Elas se diferenciam das vocações específicas, para as quais a pessoa se vê chamada ou inclinada.


A primeira vocação da pessoa é o chamado à vida. Ninguém nasceu por acaso. Deus quis a existência de cada ser humano e permitiu que ele se desenvolvesse no útero materno e um dia nascesse.

Só Deus é autor da vida. Ele criou o mundo com todo o cuidado e amor, e colocou o homem para que dele cuidasse. Ninguém foi criado ao acaso. Deus conhece intimamente todos os homens e os ama de modo particular. 

O homem foi criado à imagem e à semelhança de Deus: não é uma coisa, mas uma pessoa, capaz de se conhecer, de amar e de se doar livremente a Deus e aos seus irmãos.

Valorizar e defender a própria vida e dos próximos é uma forma de agradecer a Deus pelo que Ele fez. Podemos ser considerados a maior obra de arte de Deus, o cume da Criação, por ser a própria imagem de Deus.

Mas Deus também dirige outro chamado a todos os cristãos, o chamado de buscá-lo e conhecê-lo, o chamado à santidade. E o meio mais eficaz para isso é tornando-nos filhos dele: é o Batismo. Por meio do Batismo, somos libertos do pecado original e recebemos a graça da adoção filial de Deus, a graça santificante. O Batismo torna a pessoa cristã, isto é, um novo Cristo, alguém que deve dar testemunho de Cristo no mundo.

A vocação à santidade é uma vocação à vida em união com Deus. Para fortalecer e perseverar nesta vida, é muito útil a freqüência aos Sacramentos, em especial ao Sacramento da Comunhão e da Reconciliação; também é útil a oração freqüente, a leitura da Palavra de Deus e o uso de todos os meios que Deus coloca ao nosso dispor, especialmente por meio da Santa Igreja.

O cristão que vive em união profunda com Deus age de maneira diversa das pessoas que não possuem essa união. É uma pessoa que sabe que está nesse mundo, mas não deve se deixar prender por ele. Há outra vida depois dessa, a qual não se compara a nenhum bem ou prazer deste mundo, e dá testemunho disso pela vivência das virtudes e por seu desapego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário