sábado, 23 de outubro de 2010

Atos Litúrgicos




A Igreja celebra, de diversas maneiras, os mistérios de Deus e lhe agradece, rendendo ação de graças. Ao mesmo tempo, também cumpre a sua missão de distribuir a salvação entre os homens, por meio dos sacramentos.

A celebração dos sete sacramentos são os atos litúrgicos por excelência.


O PRINCIPAL ATO LITÚRGICO

A Santa Missa é o principal ato litúrgico. Todos os demais atos litúrgicos eram celebrados em seu decorrer, mas, devido a questões pastorais ou de conveniência, como no caso da Confissão (imagine acusar-se de seus pecados perante toda a Assembleia!), passaram a ser celebrados também fora da Santa Missa. Porém, os sacramentos da Ordem e da Eucaristia só podem ser celebrados dentro da Missa.


OS SETE SACRAMENTOS COMO ATOS LITÚRGICOS
Batismo: celebrado no decorrer de uma Santa Missa ou fora dela, o sacramento do Batismo torna a pessoa filha adotiva de Deus, fazendo-a morrer para o mundo e para o pecado e fazendo-a renascer para Deus. Celebra-se derramando água sobre a cabeça ou mergulhando a pessoa três vezes, dizendo: “N., eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.



Crisma: celebrado no interior da Santa Missa, o Sacramento representa Cristo que envia ao fiel a plenitude do Espírito Santo por meio da unção com o Óleo do Crisma.



Eucaristia: indissociável da Santa Missa, é o sacramento da presença do próprio Cristo por meio do pão e do vinho que se tornam seu Corpo e seu Sangue pelas palavras da instituição: “isto é o meu corpo, isto é o meu sangue”.



Penitência: atualmente é celebrado individualmente e fora da Santa Missa. O Sacramento confere o perdão dos pecados ao pecador arrependido que se confessa.

Papa Bento XVI celebrando a Santa Missa no Vaticano


Unção dos Enfermos: por meio da unção com o Óleo dos Enfermos, perdoam-se os pecados ao enfermo e pede-se a cura para a sua doença.



Ordem: o Sacramento da Ordem é celebrado sempre dentro da Santa Missa, e consagra, pela imposição das mãos de um bispo, novos diáconos, presbíteros ou outros bispos para a Igreja.



Matrimônio: os nubentes que o celebram manifestam o seu amor mútuo e sua abertura à vida perante a Igreja, e testemunham em seu consentimento mútuo o amor de Deus transbordado na criação, no desejo de participarem do amor e da vida de Deus.



OUTROS ATOS LITÚRGICOS

Outros atos que a Igreja celebra também constituem atos litúrgicos.


Liturgia das Horas: por meio da Liturgia das Horas, a Igreja relembra a cada dia o Tríduo Pascal de Cristo, e santifica as horas do dia a Deus. É a oração dos Salmos, distribuída em horas específicas do dia, convidando o fiel a recordar-se de Cristo.



Celebração da Palavra de Deus: a celebração da Palavra possui o seu valor, apesar de não ser igual à Santa Missa. Nela se celebra a Palavra de Deus, a sua Revelação, e se convida a comunidade reunida a responder à Palavra de Deus que fala.



Profissão religiosa: na profissão religiosa comemora-se a vocação do ser humano à santidade, à união eterna com Deus, à qual todos os seres humanos são chamados. Nela, um homem ou uma mulher professa, perante toda a Igreja, o seu desejo de se consagrar totalmente a Deus e de servi-lo e ao próximo segundo um carisma específico.

Exéquias: nas exéquias se associa a morte corporal do fiel à morte do próprio Cristo, e se pede que Ele o associe também à sua Ressurreição. É a celebração pelo defunto, pelo cristão que tem seu encontro definitivo com o Pai, onde a Igreja pede a Deus por sua alma.


Celebração de bênçãos: nas bênçãos, comemora-se o próprio Jesus, que é a grande Benção de Deus Pai ao mundo. Nas bênçãos se evoca o Deus de bondade, que cobre de bens as criaturas, e, a partir da ação de graças pelos bens recebidos de Deus, se pede a Deus que renove sua bondade com todos.

Em todos esses atos temos os aspectos da santificação do homem e glorificação de Deus.

Fonte: Apostila de coroinhas, Rodrigo Demetrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário