sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Jesus Cristo


Jesus Cristo é o Filho de Deus feito homem. Ele se fez homem no seio da Virgem Maria, pela ação divina do Espírito Santo. Ele tomou o corpo e alma humana e se fez homem. Nós chamamos este mistério da Encarnação.

Quando o filho de Deus se fez homem não deixou de ser Deus. Ele continuou a ser Deus, mas passou a ser também verdadeiro homem. Por isso dizemos que em Jesus há duas naturezas: natureza divina (é Deus) e a natureza humana (é homem).

A natureza divina de Jesus se manifesta todas as vezes que ele operava um milagre como o de curar um cego, um paralítico, leproso, quando acalmava tempestades, ressuscitava mortos, expulsava demônios...

Sendo ele Deus e Todo-Poderoso, ele tudo podia porque tinha o poder supremo sobre todas as coisas. Nestes casos, era a sua natureza divina que agia.
A natureza humana de Jesus se manifestava todas as vezes que ele sentia fome, sede, cansaço, sentia pena ou chorava. Quando estava cansando Jesus retirou-se para o monte para rezar. Na cruz Jesus disse: Tenho sede. Após ressuscitar Jesus apareceu aos discípulos e disse: Tendes algo para comer? Ao ver que Lazaro tinha morrido Jesus chorou. Ao ver a multidão Jesus sentiu pena, pois eram ovelhas sem pastor. Em todos esses casos era a natureza humana de Jesus que se manifestava.
Jesus nasceu na cidade de Belém. Sua mãe é Maria Santíssima, e teve com pai adotivo na terra a São José. Ao nascer foi colocado numa manjedoura. O Rei do Universo, tornado homem, nasceu pobre e humilde para mostrar que veio salvar a todos e teve como primeiros visitantes os humildes pastores daquela região. Logo depois recebeu a visita dos reis do oriente, que vieram trazendo-lhes ouro, incenso e mirra. A salvação era para todos: ricos e pobres, grandes e pequenos, judeus e pagãos. Depois de alguns dias, fugiu com José e Maria para o Egito a fim de escapar da perseguição do Rei Herodes.

Quando regressaram a Israel após a morte de Herodes foram para Nazaré, na Galiléia. Aos doze anos Jesus foi encontrado no templo entre os doutores e por isso ficou dos doze aos trinta anos com seus pais em Nazaré, onde os ajudava.

Jesus iniciou sua vida publica por volta dos 30 anos. Jesus percorreu toda a região ensinando, curando e fazendo o bem, sempre seguido de seus doze apóstolos, seus discípulos e um pequeno grupo que o acompanhava, incluindo algumas piedosas mulheres.

Por volta dos 33 anos, Jesus morreu na cruz pelos nossos pecados (Sexta-feira Santa) e com sua morte resgata a humanidade decaída. Jesus sofreu e morreu como homem porque como Deus ele não poderia sofrer e nem morrer.

Ficou morto durante três dias e ressuscitou ao terceiro dia (Domingo da Páscoa) realizando o maior de todos os milagres que foi a própria ressurreição. Vencendo a morte deu-nos a vida. A Páscoa é por isso a principal festa dos cristãos. Na Ascensão Jesus sobe aos céus após ficar 40 dias preparando os apóstolos para a missão da Igreja.

Fonte: Apostila de coroinhas, Rodrigo Demetrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário