sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Liturgia e Rito


O QUE É A LITURGIA?

A liturgia é a ação sagrada por excelência. É uma ação divina, realizada “por Cristo, com Cristo e em Cristo”: é uma ação da Igreja que estabelece a ligação com Deus por meio de Jesus.

A liturgia se dá por meio de ritos, os quais são percebidos pelos sentidos e remetem a seu significado. Por meio dos sacramentos, uma realidade que pode ser sentida humanamente e revela uma realidade superior e espiritual, conferindo a graça de Deus.

A Liturgia é celebrada pelo próprio Jesus Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, quem exerce uma mediação entre nós e o Pai (Cf. Hb 5, 1-14). É Ele quem age na Igreja, em proveito da Igreja. E também é a Igreja quem atua, e é por meio da ação dela que a ação de Cristo se atualiza e se faz presente. Ou seja, a Igreja é o instrumento pelo qual Cristo age no mundo.

O fim de todo ato litúrgico é a glorificação de Deus, ou seja, louvá-lo e adorá-lo. A principal forma de glorificar a Deus de que o homem é capaz é buscar a sua própria santificação (que é a união com Deus), e a Liturgia também oferece meios para aproximar o homem de Deus, santificando-o, fazendo-o buscar a Deus e amá-lo.
A CELEBRAÇÃO

Um ato litúrgico, como a Santa Missa, não é uma repetição, mas uma celebração. Apesar de haver Missas todos os dias, em todos os países do mundo, em todos os momentos, nenhum padre repete a Santa Missa, mas a celebra.

Para que haja uma celebração, são necessários três elementos: um fato que é lembrado e comemorado, um rito que se realiza e a comunicação de sentimento entre as pessoas que participam no evento que ocorre.

Para se entender o que é celebração, é bom imaginar uma festa de aniversário de um ano de uma criança: o que se celebra na festa é o fato que ocorreu de um nascimento e da vida de uma criança que se conservou por um ano. Este fato é invocado, lembrado, narrado e divulgado entre os presentes. É considerado como uma coisa muito boa, caso contrário, não seria lembrado.

Na festa de aniversário, também ocorre um rito: se cantam os parabéns, reúnem-se os amigos, enfeita-se as casa com balões, acendem-se velas em um bolo, sempre do mesmo modo, como fazem outros pais de outras crianças... Chato? Não! Um rito é um conjunto de símbolos que expressam uma coisa, mas que aparece sempre como uma novidade.

Por outro lado, quem participa da festa de uma criança se une na alegria de sua pessoa, em sua alegria, ainda que a criança não entenda o que está acontecendo.

Da mesma maneira, fazer arroz: sempre se precisa lavar o arroz, escorrê-lo, fritá-lo, refogá-lo, deixá-lo cozinhar até dar o ponto certo. Contudo, sempre é um arroz novo, e não o mesmo arroz que se prepara a cada dia

Muito mais a ação de Jesus, a sua vida e a salvação que Ele nos deu é que é celebrada. E não é algo chato e repetitivo, mas é algo sempre novo.

Fonte: Apostila de Acólitos (2008), Rodrigo Demetrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário