sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Santa Missa


Nenhuma pessoa consegue sobreviver sem comida. Jesus, sabendo disso, por duas vezes multiplicou os pães para uma multidão faminta (Cf. Mt 14, 13-21; 15, 32-39).

Assim como na vida terrena, em nossa caminhada espiritual necessitamos nos alimentar. Não apenas da Palavra, mas sobretudo do próprio Corpo do Senhor Ressuscitado.

Na Eucaristia, Jesus Cristo se dá a nós. O pão que é consagrado se torna verdadeiramente Corpo de Jesus, e o vinho consagrado se torna verdadeiramente Sangue de Jesus (Lc 22, 19-20) .

O sacramento da Sagrada Eucaristia foi instituído como alimento espiritual. Visto a Eucaristia ser um alimento espiritual, é de se supor que ela cause os mesmos efeitos de um alimento material em relação ao corpo. E assim é: nutre, faz crescer, restaura as forças, deleita-nos.

A comunhão do corpo e do sangue de Cristo faz com que nos transformemos naquilo que recebemos. Sempre que duas coisas se unem, de modo que uma delas se deve transformar num todo, então aquilo que é mais forte transforma em si o mais fraco.

São João Crisóstomo comenta: "Nós somos aquele mesmo corpo. Afinal, o que é pão? É o corpo de Cristo. E o que acontece com aqueles que comungam? Tornam-se corpo de Cristo; não muitos corpos, mas um só corpo”.

Na Missa, o povo de Deus se reúne sob a presidência do sacerdote, que é o próprio Cristo que faz novamente presente o seu sacrifício na cruz. Não se trata de uma repetição da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, mas estes fatos se fazem outra vez presentes, não como memórias ou lembranças, mas são atualizados, feitos novamente presentes.

Na celebração da Missa, em que se perpetua o sacrifício da cruz, Cristo está realmente presente tanto na assembleia reunida em seu nome, como na pessoa do ministro, na sua palavra, e também, de modo substancial e permanente, sob as espécies eucarísticas.

A Missa possui duas partes principais, a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística. De fato, na Missa se prepara tanto a mesa da Palavra de Deus como a do Corpo de Cristo, para ensinar e alimentar os fiéis.

Fonte: Apostila de coroinhas, Rodrigo Demetrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário