sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Santa Missa




Na Quinta-Feira Santa, véspera de sua Paixão, Jesus reuniu-se com seus Doze Apóstolos e antecipou-lhes o seu sacrifício que em breve ocorreria. Ofereceu seu Corpo e seu Sangue na forma de Pão e Vinho, e deu a ordem aos Doze de que fizessem sempre o que Ele mesmo fizera.

A CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
A celebração da Santa Missa envolve dois atos litúrgicos: a proclamação da Palavra de Deus, na Liturgia da Palavra, e a consagração do pão e do vinho no Corpo e Sangue de Jesus, como ação de graças ao Pai por seus benefícios.

Na Santa Missa, somos alimentados pela Palavra de Deus que é revelada a nós (a Sagrada Escritura) na Mesa da Palavra (o ambão) e pela Palavra feita Carne, Jesus Cristo, que se dá a nós como alimento no pão e no vinho.

CONSAGRAÇÃO
As palavras de Jesus (“isto é o meu corpo”, “isto é o meu sangue”) não são apenas figuras de linguagem ou de comparação. Ao longo da santa Missa, o pão e o vinho se transformam realmente no Corpo e no Sangue de nosso Senhor, sem perder seu aspecto visível.

Na Eucaristia estão “verdadeiramente contidos, real e substancialmente, o Corpo e o Sangue, junto com a Alma e a Divindade de nosso Senhor Jesus Cristo”.

EUCARISTIA
O sacramento da Eucaristia é o centro e o coração de toda a liturgia da Igreja. Nela se cumprem a missão que Cristo confiou aos apóstolos: “Fazei isto em memória de mim”.

I Cor 11,23-25: “De fato, recebi do Senhor o que também vos transmiti: na noite em que ia ser entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: ‘Isto é o meu corpo entregue por vós. Fazei isto em memória de mim’. Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele tomou o cálice e disse: ‘Isto é o meu sangue, o cálice da nova aliança. Todas as vezes que deles beberdes, fazei-o em minha memória’”.

A Igreja, em cada comunidade paroquial, celebra a Eucaristia como comunhão de ação de graças e como um compromisso pessoal a que o sacrifício de Jesus obriga.

Durante a celebração da Eucaristia, no momento da Consagração, é o próprio Jesus que se faz presente. É em seu Corpo e em seu Sangue que se convertem o pão e o vinho. Apesar de o pão ainda ter o sabor, a aparência, o formato, o cheiro de pão, contudo, já não é mais pão, mas Corpo de Cristo. O mesmo se dá com o vinho, que já não é mais vinho, mas Sangue de Cristo. A substância do pão e do vinho, o que faz com que eles sejam o que são, muda, mas o aspecto deles, os acidentes, que são secundários, permanecem os mesmos. É o que se chama de transubstanciação.

E em cada partícula do pão consagrado é Corpo de Cristo. O menor pedaço já é Cristo completo. Da mesma forma, cada gota de vinho possui Cristo por completo. Por isso, a comunhão sob uma só espécie possui o mesmo valor da comunhão sob uma única espécie.

Fonte: Apostila de coroinhas, Rodrigo Demetrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário