segunda-feira, 14 de junho de 2010

Milagre Eucarístico de Bettbrunn – Alemanha, 1125



O Milagre Eucarístico de Bettbrunn, conta a história de um camponês muito piedoso, que movido por um zelo excessivo, roubou uma Hóstia consagrada e levou-a à sua fazenda de Viehbrunn. Um dia a Hóstia caiu na terra e ninguém conseguia recolhê-la. Tentaram de tudo e nada, finalmente o Bispo de Regensburg conseguiu recolher a Partícula mas só depois de ter prometido ao Senhor construir uma igreja em sua homenagem. A notícia do Prodígio difundiu-se velozmente e atraiu numerosos peregrinos.


A construção do vilarejo de Bettbrunn e da atual igreja de São Salvador se deve a um Milagre Eucarístico ocorrido no ano de 1125. Atualmente, onde é o povoado e a igreja, antes era somente um sítio chamado Viehbrunn, porque aí por perto havia um poço que era usado para dar de beber aos animais. O proprietário era um homem profundamente devoto ao Santíssimo Sacramento, mas como ele morava a uma hora e meia de distância da paróquia de Tholling nem sempre conseguia ir à missa. Para solucionar essa situação decidiu então roubar uma Hóstia consagrada e levá-la para casa. O camponês pegou o bastão que tinha sempre consigo, fez um furo na ponta superior e aí colocou a Hóstia. Cada dia na hora do descanso dos animais, o camponês afundava o bastão no terreno e se ajoelhava diante do Santíssimo durante horas.

Essa situação durou meses, mas um dia, o camponês, sem querer, lançou impulsivamente o bastão que continha a Hóstia para deter um animal que estava afastando-se. A Hóstia, então caiu no chão e o pastor, profundamente dolorido, inclinou-se para recolhê-la. Todas as tentativas foram inúteis e não sabendo mais o que fazer, foi chamar o pároco de Tholling, mas nem ele consegui pegar a Hóstia; decidiram então chamar o Bispo de Regensburg, Hartwich, quem imediatamente foi ao local do Prodígio com todo o clero. Somente quando o Bispo prometeu construir naquele lugar uma capela, é que conseguiu tirar a Hóstia do chão.

No mesmo ano de 1125 o Bispo mandou construir a capela e a Relíquia foi conservada naquele lugar até 1330, ano em que um incêndio destruiu tudo. A capela foi reconstruída e dentro colocou-se uma das pilastras que se salvou do incêndio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário