quarta-feira, 2 de junho de 2010

Milagre Eucarístico de Onil - Espanha, 1824



O Milagre Eucarístico de Onil nos apresenta a história de um Ostensório que foi roubado de uma igreja paroquial com a Hóstia consagrada dentro. Dias depois, uma mulher de Tibi, um povoado vizinho encontrou o Ostensório com a Hóstia abandonado numa plantação. Exatamente 119 anos depois, no dia 28 de novembro de 1943, o padre Guillermo Hijarrubia, delegado do Arcebispo de Valença, confirmou a autenticidade do Milagre, pois a Hóstia permanecia incorrupta. Ainda hoje a Partícula está intacta apesar de que se passaram mais de 182 anos.

No dia 5 de novembro de 1824, o Ostensório que continha o Santíssimo Sacramento e alguns objetos dedicados ao culto foram roubados da igreja de Onil por Nicolás Bernabeu, quem quando era criança tinha sido coroinha naquela mesma igreja. A notícia do furto difundiu-se rapidamente por toda a região, assim quando o ladrão tratou de revender os objetos em Alicante, o negociante suspeitou e decidiu advertir as autoridades.
Nicolás Bernabeu foi arrestado, mas não quis revelar onde tinha escondido o Ostensório com o Santíssimo. Os fiéis e as autoridades civis procuraram, durante dias, por toda a região, mas foi no povoado no qual o ladrão tinha se estabelecido que a senhora Teresa Carbonell, no dia 28 de novembro de 1824 encontrou o Ostensório roubado na zona conhecida como “A Pedreira”. Imediatamente a mulher levou-o a Onil e o povo o recebeu com grande festa.
119 anos depois, no dia 28 de novembro de 1943, o padre Guillermo Hijarrubia, delegado do Arcebispo de Valença, confirmou a autenticidade do Milagre confirmando a conservação da Partícula que permaneceu incorrupta no Ostensório roubado.
Ainda hoje é possível admirar a Hóstia Milagrosa que permanece intacta depois de dois séculos na igreja paroquial de São Tiago Apóstolo de Onil. Todos os anos se celebra a Festa de Nosso Senhor “Robat”, para comemorar o Prodígio Eucarístico e a recuperação da Hóstia.

Fonte: Os Milagres Eucarísticos no Mundo. Edições São Clemente
http://www.therealpresence.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário