segunda-feira, 14 de junho de 2010

Milagre Eucarístico de Herentals – Bélgica, 1412




No milagre Eucarístico de Herentals, algumas Hóstias roubadas foram achadas depois de oito dias perfeitamente intactas, apesar das chuvas. As Partículas foram encontradas num campo perto de uma toca de coelhos, rodeadas por uma forte luz e dispostas em forma de cruz. Todos os anos, dois quadros do pintor Antoon van Ysendyck saem em procissão até o campo no qual foi construído o pequeno Santuário – De Hegge. Ali, se celebra uma missa para comemorar o Milagre. As duas pinturas que descrevem o milagre atualmente estão conservadas na Catedral de Sint-Waldetrudiskerk em Herentals.


Em 1412, um tal Jan van Langestede, alojou-se numa hospedaria mais ou menos distante da cidadezinha de Herentals. O homem era um ladrão que roubava objetos sagrados das igrejas e depois os revendia por toda Europa. No dia seguinte da sua chegada a Herentals, foi ao vilarejo de Poederlee, entrou na igreja e sem que ninguém percebesse, roubou o cálice e o cibório com cinco Hóstias consagradas dentro.

Enquanto caminhava rumo a Herentals, na zona conhecida como “De Hegge” (O Tapume), sentiu que uma força misteriosa lhe impedia de continuar o seu caminho. Quis, então jogar as Hóstias no rio e por mais que tentasse, não conseguia, desesperado, Jan tentou escondê-las num campo, mais precisamente numa grande toca de coelhos. Como correu tudo bem, Jan pôde regressar tranquilamente a Herentals. Enquanto isso, o juiz da cidade, Gilbert De Pape, já tinha começado as buscas para descobrir quem tinha roubado a igreja de Poederlee e entre os suspeitos estava o nosso Jan.

A polícia revistou a sua bagagem e encontrou o cálice e o cibório. Jan então confessou tudo, exceto que havia jogado fora as Hóstias. Foi condenado à forca imediatamente. Quando Jan estava no palanque, um sacerdote animou-o a confessar-se para salvar a sua alma e foi assim que ele confessou completamente a sua culpa indicando inclusive o lugar onde tinha escondido as Hóstias roubadas.
O juiz suspendeu a execução e ordenou que Jan mostrasse o lugar exato onde tinha deixado as Partículas, foram, então, ao campo seguidos por uma multidão. Assim que chegaram lá, viram as Hóstias radiantes dispostas em forma de cruz, elas estavam intactas apesar de terem passado a noite ao ar-livre. Em seguida, uma parte das Hóstias foi levada em procissão a Herentals e outra parte a Poederlee onde ficou até o século XVI. No dia 2 de janeiro de 1442, o Milagre foi declarado autêntico pelo magistrado de Herentals e no lugar onde as Hóstias foram encontradas construiu-se uma pequena capela que recebeu a visita de numerosos prelados, entre eles, Jean Malderus, Bispo de Anversa (1620) e o Papa Bento XIV (1749). A filha de João de Luxemburgo, Elisabeth Van Görlitiz, financiou a ampliação da Capela que posteriormente foi transformada em Santuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário