quarta-feira, 2 de junho de 2010

Milagre Eucarístico de Glotwo - Polônia, 1290



Em 1290 por causa da invasão dos Lituanos, um sacerdote do vilarejo de Glotwo tinha escondido num campo, uma píxide de prata dourada na qual por distração tinha ficado uma Hóstia Consagrada. As tropas lituanas destruíram completamente o povoado e a igreja, porém, nenhum dos sobreviventes sabia nada da Hóstia. Depois de muitos anos, numa primavera, um camponês que arava o campo, encontrou a Hóstia graças ao comportamento fora do comum dos seus bois: eles se inclinaram para adorar a Hóstia que emanava uma luz brilhantíssima.

Os documentos mais antigos que descrevem o Milagre começam a narração dizendo que alguns bois arrastavam um arado, atrás do qual caminhava um camponês e o sol se punha lentamente além do horizonte formando uma grande sombra. O homem olhou para o alto e empurrou os animais que, depois de uma longa jornada de trabalho, subiam a colina com dificuldade.

Depois de tanto trabalho – pensava o camponês – teremos o pão. De repente o arado parou; os bois frearam tão bruscamente que ao lado do arado se formou um grande monte de terra. Os animais se detiveram como se tivessem sido petrificados. Num primeiro momento o camponês impaciente, começou a castigá-los, mas parou transtornado, porque notou uma mudança no ambiente. O campo iluminou-se como se fosse meio dia, pois o terreno emitia uma luz intensa que envolvia os bois ajoelhados. O camponês começou a escavar e viu que a luz provinha de uma píxide toda suja de terra, mas que continha uma Hóstia íntegra e branca como a neve.

A notícia do fenômeno se difundiu rapidamente e o povo correu ao lugar. As autoridades locais organizaram uma procissão solene para levar a Partícula à igreja de “Dobre Miasto”. Mas, conforme a uma antiga crônica, a Hóstia foi parar, inexplicavelmente, no mesmo lugar onde tinha sido encontrada pela primeira vez. Isso, foi interpretado como um sinal de Deus e no lugar do Milagre foi construída uma pequena igreja dedicada ao Corpo de Cristo. A popularidade de Glotowo continuou a crescer com o passar do tempo e no século XVIII a velha igreja medieval consagrada pelo Bispo Krzysztof Potocki no dia 24 de julho de 1726 foi ampliada. Ainda hoje, o Santuário do vilarejo de Glotowo atrai todos os anos numerosos peregrinos que querem venerar a Hóstia que se mantém intacta desde 1290.

Fonte: Os Milagres Eucarísticos no Mundo. Edições São Clemente
http://www.therealpresence.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário