segunda-feira, 14 de junho de 2010

Milagre Eucarístico de Herkenrode-Hasselt – Bélgica, 1317




Na Catedral de São Quintino em Hasselt está exposta a Relíquia do Milagre Eucarístico ocorrido em Herkenrode em 1317. No decorrer dos séculos foram realizadas numerosas análises para constatar a conservação milagrosa da Hóstia consagrada que sangrou, lembramos as realizadas no século XVIII pelo Núncio Apostólico Carafa e pelo Bispo de Liegie e as realizadas pelo Arcebispo de Malines durante uma visita da arquiduquesa Isabela.


No dia 25 de julho de 1317, o pároco da igreja de Viversel foi à casa de um dos seus paroquianos que estava muito doente para levar-lhe os Santos Sacramentos. Chegando lá, colocou a bolsa que continha a píxide com a Hóstia consagrada numa mesa na entrada da casa e foi confessar o doente. Um familiar curioso abriu a bolsa e sem que ninguém percebesse, pegou a píxide, levantou a tapa e meteu a mão. Quando se deu conta de que dentro da bolsa tinha uma Hóstia, imediatamente colocou tudo em ordem. Enquanto isso, o sacerdote tinha já saído do quarto do doente para pegar a Hóstia e dar-lhe a comunhão. Pegou a bolsa e quando abriu a píxide viu que a Hóstia que ele tinha consagrado durante a missa estava manchada de sangue e estava grudada no linho que cobria o fundo do recipiente. Perturbado e em pânico, inventou uma desculpa e saiu correndo da casa e foi procurar o pároco de Lumen para contar o que tinha acontecido. Ele aconselhou-o a levar a Partícula à Abadia de Herkenrode.

No dia 1º de agosto de 1317, o sacerdote partiu levando consigo a Píxide. Durante a viagem aconteceram fatos extraordinários e assim que chegou ao mosteiro de São Bento mostrou a todos os religiosos a Partícula manchada de Sangue. Depois disso, na Hóstia apareceu o rosto de Cristo coroado de espinhos e existem numerosos testemunhos; na Catedral de Hasselt, por exemplo, encontramos um quadro no qual está pintado um redil ajoelhado enquanto um sacerdote passa com a Santa Relíquia (nesse lugar, denominado Sacrementsberg, foi edificada uma pequena capela em memória perpétua do milagre). Logo em seguida, “o Santo Sacramento do Milagre” que foi colocado num Relicário e exposto para a veneração dos fiéis fez várias curas e protegeu o Mosteiro de Herkenrode de um incêndio.

A Relíquia do Milagre foi conservada na Abadia até o ano de 1796. Em 1804 foi transferida na igreja de São Quintino de Hasselt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário