segunda-feira, 14 de junho de 2010

Santo Antônio e o "milagre da mula" - França, 1227



Era o ano de 1227, e santo Antônio estava no sul da França, em Toulouse. Pregava sobre o Santíssimo Sacramento em uma região com marcante presença de adeptos da heresia albigense, a qual negava, entre outros dogmas, a presença real de Cristo na Eucaristia.


No meio da pregação, um homem levantou-se e contradisse o santo: “O senhor pode acumular argumentos, mas os fatos reais são totalmente contrários. Não é possível a presença de Cristo em um pedaço de pão consagrado. Se Ele realmente estivesse presente, isso deveria ser sentido por todas as criaturas. Portanto, pegue uma hóstia e eu pegarei minha mula. Se o animal respeitar esse pedacinho de pão, acreditarei que Jesus está realmente presente aí”.

Compreendendo tratar-se de uma inspiração divina, santo Antônio aceitou o desafio para dali a três dias. Durante esse tempo, o homem deixou sua mula sem alimento.
No dia marcado, a praça estava cheia após a missa. Santo Antônio caminhava com o Santíssimo Sacramento em direção à mula, a qual estava tão agressiva que não obedecia ao próprio dono. Ao aproximar-se da hóstia, a mula acalmou-se e ajoelhou-se perante o ostensório com o Santíssimo Sacramento.

O dono do animal ajoelhou-se arrependido, e pediu perdão a todos por sua incredulidade, e converteu-se de sua heresia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário